domingo, 12 de março de 2017

NOTICIA

FGTS Inativo: Como Saber se Tenho e Como Sacar?


FGTS Inativo: Como Saber se Tenho e Como Sacar?

Quando o assunto é FGTS inativo muita gente tem dúvidas sobre como consultar a conta para saber se este benefício está disponível e como saca-lo. Embora este assunto pareça um pouco complicado, na realidade ele é bem mais simples do que você pode imagina.
Confira nesse post tudo o que você precisa saber sobre como descobrir se você tem FGTS inativo e quais os procedimentos necessários para você realizar o saque.

FGTS inativo: Como saber se tenho direito?

A conta inativa é aquela no qual o empregado não recebe mais os pagamentos referentes ao FGTS do empregador em função do término do contrato de trabalho.
Antigamente, apenas era possível realizar o saque do FGTS se a pessoa estivesse desempregada por pelo menos 3 anos seguidos. Mas as regras mudaram, e agora o empregado consegue fazer o saque, caso o desligamento do último emprego tenha acontecido até 31/12/2015.

Como consultar o número do PIS/NIS

É possível que o trabalhador consulte o saldo através do site da Caixa, do FGTS e até por meio do app para tablets e smartphones (disponível para iOS, Windows e Android). Além disso, também pode se cadastrar para receber as informações do FGTS via e-mail ou por sms no celular.
Os saques serão ilimitados, e o trabalhador também pode sacar o valor total da sua conta inativa.
Segundo o governo, em média 10,2 milhões de pessoas poderão fazer o saque do dinheiro, sendo que a maioria das contas inativas conta com um saldo menor que um salário mínimo.

Calendários de pagamento do FGTS

Confira aqui quando estará disponível o pagamento de contas inativas do FGTS de acordo com a MP 763/16.

FGTS Inativo: Como Saber se Tenho e Como Sacar?

Consultando o saldo do FGTS

Confira a seguir o que você precisa fazer para consultar o saldo do FGTS para descobrir se você tem ou não algum valor em dinheiro para receber a partir dessas contas.

Pessoalmente

O trabalhador consegue conferir o extrato do FGTS pessoalmente, direto nos balcões de atendimento das agências da Caixa.
Além disso, também pode consultar usando o Cartão Cidadão e sua senha, indo a algum posto de atendimento. Vale ressaltar que não tem como fazer a consulta do extrato do FGTS através do telefone.

Pela internet

Para facilitar, também é possível fazer esta consulta no site da Caixa. Para isso, basta informar o PIS – localizado na carteira de trabalho – e inserir a a senha cadastrada anteriormente.
O trabalhador também consegue usar a Senha Cidadão. Mas caso ele não se lembre de nenhuma das duas, há a opção para recuperação de senha, sendo necessário informar o NIS.
No site, você encontra os lançamentos realizados na conta nos últimos 6 meses e os dados do cadastro.
Apesar desse serviço ter apresentado certa instabilidade por causa da sobrecarga de acessos, uma equipe técnica já está trabalhando para resolver este problema. O banco afirmou que em breve este problema será sanado.

Por e-mail

Outra forma para você saber se tem FGTS é acessando o site da Caixa e selecionando a opção de receber e-mails com informações sobre a conta associada ao FGTS e sobre os depósitos mensais.

Pelo celular

É possível consultar a conta do FGTS através do aplicativo para smartphones, e além disso, caso o trabalhador selecione a opção de receber SMS, ele receberá informações sobre a conta associada ao FGTS.
Agora que você já sabe como consultar seu FGTS inativo, não perca tempo e confira já o seu saldo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário