quinta-feira, 13 de outubro de 2016


Aplicativos lite economizam bateria e internet; conheça as opções
As versões mais leves dos aplicativos para , chamadas de “Lite” ou “Mini”, são ideais para quem precisa economizar memória e internet no celular. Isto porque os apps lite ocupam menos espaço e têm uma interface simplificada, ideais para quem tem aparelhos mais antigos e com processamento básico ou intermediário. O já oferece uma versão Lite para Android e anunciou o Messenger Lite recentemente, que permite poupar o plano de dados em conversas com amigos. Veja na lista abaixo cinco aplicativos compactos e gratuitos.
Confira os aplicativos em versões mais compactas Lite ou Mini para Android (Foto: Divulgação/Facebook)
1) Facebook Lite
O Facebook aposta da versão “Lite” do aplicativo para quem usa celulares mais básicos ou com conexão mais lenta. A vantagem é que ele usa o mesmo login da rede social e não depende do Messenger para trocar recados no chat. O tamanho do app também reduzido: o tradicional varia e vai de 60 MB a 80 MB, dependendo do dispositivo, enquanto o compacto tem menos de 1MB.
Lançado no Brasil em 2015, o Facebook Lite oferece funcionalidades e interações completas como usar o chat, curtir, comentar, usar emojis, fazer posts com fotos, pesquisar por páginas, grupos e acessar os ajustes. Se quiser, ainda pode controlar o uso de dados para não estourar o plano de internet móvel. O recurso ainda tem interface totalmente em português.
2) Clean Master Lite (Boost)
Para os usuários que precisam deixar o celular mais rápido, o aplicativo da Clean Master na versão Lite ajuda a otimizar o Android. Ele oferece ele oferece recursos para liberar espaço no celular, fazer escaneamento antivírus e até aumentar a bateria do aparelho. O app está disponível em português e é compatível com Android 2.3 ou superior.
O aplicativo na versão compacta pesa 4,5 MB, enquanto o Clean Master tradicional (Otimizador) fica em torno de 15 MB. Isso poupa espaço no armazenamento, ideal para aparelhos antigos ou básicos.  
3) Opera Mini
Na categoria de navegadores mobile, o Opera Mini se destaca por ajudar a economizar internet no celular, recurso importante para quem tem plano de dados limitado na operadora. O aplicativo permite navegar com privacidade no modo anônimo, e o usuário pode baixar o APK para instalar gratuitamente e em português no aparelho. O interessante é que ele também bloqueia anúncios e é possível personalizar o tema.
O aplicativo mais compacto é usado por quem não quer ocupar muito espaço no celular, já que a versão Lite pesa aproximadamente 3,62 MB, enquanto o “tradicional” é baixado por 22,86 MB (ambos variam conforme o dispositivo). Dentre seus recursos, há como ver os sites favoritados, ativar notificações do Facebook, adicionar marcadores, acessar páginas por QR Code, fazer buscas e usar diversas guias.
4) LINE lite
O Line é um mensageiro gratuito que permite conversar com seus amigos por meio de chat privado ou em grupo. Pelo número de celular, o aplicativo aproveita o mesmo login de usuário da versão normal e permite usar adesivos e emojis divertidos. O LINE Lite tem tamanho menor do que 1 MB, enquanto o Line “completo” oferece chamadas em vídeo e pesa cerca de 32 MB, dependendo do dispositivo.
O app está em português e permite enviar recados em áudio, gravados pelo celular. Na interface leve e prática, focada no recurso de chat para o dia a dia, é possível pode buscar contatos e conversar com amigos. A versão mais básica é compatível com Android 4.0 Ice Cream Sandwich ou superior.
5) Camera360 Lite
Quem gosta de tirar uma selfie ou fotos de paisagens para postar nas redes sociais, vai se interessar em saber que o app Camera360 tem uma versão Lite. O tamanho é de apenas 5,2 MB para baixar no celular, menor do que o aplicativo completo, que pesa cerca de 39 MB. A opção mais leve também vem com recursos de edição de imagem e com interface em português. O uso é bem prático, e o app é compatível com Android 4.0.3 Ice Cream Sandwich ou superior.
O usuário pode ajustar a tonalidade da imagem e luz ambiente com dezenas de filtros embutidos, com a opção de escolher entre um tom mais natural, colorido ou brilhante. É possível melhorar o cenário de forma automática, com apenas um toque, ou ajustar o equilíbrio de iluminação. Há efeito de HDR, de desenho e em preto e branco. O usuário pode aplicar edições especiais para rostos, comidas, adicionar um céu mais impactante ou até uma noite estrelada com fundos prontos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário