sábado, 24 de setembro de 2016

SABIA COMO TRATAR AFTA


Saiba mais como tratar aftas e úlceras bucais de maneira bem natural
São incômodas, dolorosas e demoram muito tempo para desaparecer. Estas pequenas lesões que aparecem na parte interna dos lábios, das bochechas e até da língua podem ser tratadas com receitas caseiras. Saiba neste artigo como tratar aftas e úlceras bucais de maneira natural.
Características das feridas e aftas
Elas têm forma de “cratera” de cor branca ou amarelada, e são rodeadas por um círculo vermelho. Doem bastante e não são infecciosas. Aparecem na parte interna da boca (nas mucosas) uma por vez ou várias ao mesmo tempo.
As aftas e feridas aparecem com mais frequência nas mulheres do que nos homens e não há uma idade específica. Elas duram entre 7 e 20 dias e costumam reaparecer.
As úlceras são caracterizadas por:
  • Dor
  • Coceira
  • Feridas na forma de crateras
  • Ardor
As principais causas destas lesões bucais são:
  • Deficiências imunológicas por doenças ou problemas alimentares.
  • Lesões na boca como, por exemplo, usar dentaduras postiças, escovar os dentes muito bruscamente, morder-se, o roçar dos dentes, etc.
  • Mudanças hormonais (são comuns nas mulheres durante o seu período menstrual)
  • Reações alérgicas aos alimentos como por exemplo os ácidos, cítricos ou comidas muito condimentadas
  • Intolerância ao glúten
  • Estresse
As aftas e feridas costumam melhorar de maneira espontânea, ainda que possamos ajudar contribuir para a cicatrização e eliminá-las usando alguns remédios.
Se elas não melhorarem depois de 3 semanas, seria conveniente fazer uma consulta médica para seguir o tratamento correto segundo o caso.
Remédios naturais para aftas e feridas
Embora seja preciso determinar primeiro se a lesão é uma úlcera bucal, um herpes ou uma infecção por fungos, em seguida podemos aproveitar os benefícios da natureza para aliviar os sintomas e curar as aftas e feridas.
Mel
A única coisa que devemos fazer é secar bem a zona afetada com um lenço ou papel absorvente e colocar algumas gotas de mel no centro da ferida. Procure fazer com que este alimento fique em contato com a afta o maior tempo possível.
Ele é eficaz devido às suas propriedades antimicrobianas. Repita quantas vezes for necessário. É melhor se o mel for açucarado e não líquido, para poder aplicá-lo como uma pomada.
Sálvia
Esta planta é muito utilizada na medicina natural em todo tipo de lesão ou ferida na pele, incluindo as aftas e feridas bucais. Iremos utilizá-la em forma de infusão.
Ingredientes
  • 1 colher de sálvia seca (5 g)
  • 1 copo de água (250 ml)
Preparo
Coloque a água para ferver juntamente com a sálvia durante alguns minutos. Retire-a do fogo, tampe e deixe repousar por 10 minutos. Coe e, quando estiver morna, faça alguns enxágues com o líquido, mas não o beba. Repita várias vezes ao dia.
Água oxigenada
Dilua uma parte de água oxigenada em duas partes de água da torneira (também pode ser metade / metade). Faça enxágues bucais três vezes ao dia. É um remédio um pouco incômodo, mas que funciona.
Alguns também optam por embeber um algodão na mistura e colocá-lo diretamente na afta. Pode ser que arda um pouco mais, mas é muito eficaz.
Fonte: Melhor com Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário